quinta-feira, 10 de abril de 2014

Uma viagem sem volta - D. Pereira.

Este é o livro mais recente do D. Pereira, lançado em 2013.

Creio que o fato de eu tê-lo lido num único dia já diz alguma coisa sobre a qualidade da narrativa. E olha que não sou nenhuma adolescente desocupada não - nada contra as adolescentes desocupadas, ok?, - mas, estando de licença, tenho toda a casa pra cuidar e um piazinho lindo de 5 meses pra encher de beijos.

Justamente por adorar a forma como o D. Pereira trata do oculto em seus livros, confesso que fiquei um tanto receosa por achar que neste livro não haveria o elemento sobrenatural. Ledo engano, no prefácio D. Pereira já nos confessa o prazer que teve em unir dois grandes interesses neste livro, viagens e o elemento fantástico, união que funcionou muito bem.

Uma viagem sem volta é uma linda aventura através das belas paisagens naturais do Canadá. Nos transporta vividamente àquelas terras, nos inspirando uma vontade inquieta de ir até lá, conhecer, sentir o cheiro da terra, sentir o vento no rosto. A descrição dos lugares é muito leve e envolvente, quando tu dá por si, já está lá, assim, sem muito esforço. Detesto livros com aquelas descrições maçantes, que parecem não ter fim, tanto das personagens quanto dos lugares. Enchem a gente de enfado, fazem querer pular partes, seguir logo para o que interessa. Neste livro isso não é problema, aliás, em nenhum livro deste autor. Uma das qualidades dele, que já relatei em outras resenhas, é precisamente essa habilidade de narrar de forma ágil, objetiva, sem, no entanto, incorrer em prejuízo de descrição.

Outro ponto bacana do livro é a narrativa em duas frentes, ou seja, a história começa a partir de dois pontos, passado e presente que a cada capítulo vão se aproximando até dar sentido completo à trama. Esta forma de narrativa incentiva o leitor a encaixar as peças, imaginar como as coisas ficaram de tal maneira. Sempre gosto muito quando a história é contada dessa forma.

E, para concluir, mais um aspecto forte da obra é seu caráter instrutivo. A gente termina o livro sabendo muito mais sobre o Canadá, sobre sua cultura, suas paisagens naturais e artificiais e, principalmente, sobre o folclore local.


Então, em suma, recomendadíssimo!

Para quem quiser saber sobre a sinopse do livro, acesse aqui.

Para quem tiver interesse em adquirir esta ou qualquer outra obra do D. Pereira, acesse a fanpage do autor.


Boa leitura pessoal!

Abraço à todos.

K.

Nenhum comentário: