quinta-feira, 30 de junho de 2011

O caso de Charles Dexter Ward - H. P. Lovecraft, 1927

Criei um tópico especial para o [Lovecraft], mas como essa história é uma romance, e por isso mais extensa, decidi dedicar uma postagem só para ela.
Esse livro realmente me fez arrepiar o pêlo. Um curioso jovem - Charles Dexter - resolve desenterrar (até que acaba por literalmente o fazê-lo) a história de seus antepassados, e após incansável investigação, ele descobre um ancestral macabro em sua linhagem, cujas referências foram sistematicamente extintas dos registros. De pesquisador entusiasta, Charles passa a escravo de uma obsessão que toma formas sobrenaturais. Ao dar continuidade às hediondas "experiências" e estudos de seu tetravô, ele invoca forças e entidades de um mundo totalmente desconhecido que já não pode controlar. 

"Os sais essenciais dos animais podem ser preparados e preservados de modo que um homem engenhoso pode ter toda a Arca de Noé em sem seu próprio escritório e fazer surgir a bela forma de um animal das cinzas deste a seu bel prazer, e, pelo mesmo método, dos sais essenciais do pó humano, sem criminosa necromancia, um filósofo pode fazer reviver a forma de qualquer ancestral falecido das cinzas em que seu corpo se tornou.



LOVECRAFT, H. P. O caso de Charles Dexter Ward. Porto Alegre: L&PM, 1988. 144 p.

Nenhum comentário: