quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Como fazer amigos e influenciar pessoas. Dale Carnegie, 1936.

Sempre tive certa reserva quanto à esse livro. Queria e não queria ler. Achava cafona, com um título canastrão que prometia, muito provavelmente, uma obra canastrona, cheia de clichês de auto-ajuda. Mas um dia eu simplesmente comecei a ler, assim, "só pra dar uma olhada", e daí não parei mais. Foi um dos melhores livros que li nos últimos anos, e não é exagero dizer que talvez possa figurar em um top 20 geral das minhas melhores leituras.
Claro que é um livro que também é voltado para o "mundo dos negócios", mas através de uma perspectiva das relações pessoais, reforçando valores como respeito, compreensão e empatia. Ou seja, a obra de Carnegie apresenta uma filosofia de vida aplicável em todas as esferas da vida em sociedade, e uma filosofia da qual sou bastante entusiasta.
Dale Carnegie teve uma origem extremamente humilde, e pouco estudo, o que, muito antes de ser obstáculo, foi a mola propulsora de seu sucesso como orador. Carnegie tornou-se um dos mais bem sucedidos e requisitados palestrantes de todos os tempos. Este livro é um dos frutos de seu trabalho como palestrante e consultor.




         A obra é muito objetiva e apresenta uma didática muito funcional  em que introduz os princípios fundamentais seguidos de exemplos práticos da sua aplicação. É uma daquelas obras que proporcionam aos leitores uma ampliação de sua percepção existencial. Foi um livro que me surpreendeu muito, e, acreditem, apesar deste título um tanto quanto cafona, vale muito a pena lê-lo, e inclusive relê-lo.

Para baixar a versão digital do livro clique aqui

Aqui, elenco alguns dos princípios básicos que Carnegie trabalha:

- Não critique, não condene, não se queixe;
- Faça um elogio honesto e sincero;
- Interesse-se sinceramente pelas outras pessoas;
- Lembre-se de que o nome de uma pessoa é, para ela, o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma, por isso lembre o nome das pessoas, dê essa consideração à elas;
- Seja um bom ouvinte. Incentive os outros a falar sobre eles mesmos;
- Fale sobre assuntos que interessem a outra pessoa;
- Faça a outra pessoa sentir-se importante, mas faça-o sinceramente;
- O melhor meio de vencer uma discussão é evitá-la;
- Respeite a opinião alheia.
- Nunca diga: "Você está errado".
- Se errar, reconheça o erro imediatamente;
- Procure honestamente ver as coisas pelo ponto de vista alheio;
- Mostre-se simpático às ideias e desejos alheios;
- Fale de seus próprios erros antes de criticar os erros das outras pessoas;
- Não envergonhe as outras pessoas;
- Elogie o menor progresso e também cada novo progresso. Seja "caloroso na sua aprovação e generoso no seu elogio".
- Incentive as outras pessoas.







Nenhum comentário: