quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

À espera de um milagre - Stephen King, 1996.

Devo confessar que não me sinto muito estimulada a ler livros dos quais já assisti filme. Me parece que já vou saber toda a história, que vou perder tempo lendo um livro que não vai me dar lá grandes surpresas. E é claro que essa é uma impressão totalmente errada. Venho comprovando isso através desta e de outras experiências que tive, nas quais li um livro após ter visto o filme, e, sem sombra de dúvida, a leitura é uma experiência única, com nuances únicas. Quem é leitor sabe. Mas quem é leitor também sabe que algumas sensações nos ficam encravadas, como impressões digitais indeléveis, a despeito de toda racionalização de que somos capazes. Por isso, ainda essa infundada relutância em encetar a leitura de uma obra que já foi filmada. Ainda mais quando a filmagem ficou boa - como é o caso desta -, muito embora, antes da leitura, ainda não tenhamos referência para comparação. 
De qualquer forma, na leitura, a mágica das palavras é outra, a dinâmica é totalmente diferente, estimulando nossa imaginação a criar cenários, a reviver emoções, visualizar uma lágrima caindo, e sentir o peito apertado enquanto expectador. 
O cinema toma a liberdade de fazer mudanças na narrativa, inserir elementos, retirar elementos,  omitir partes da história, muitas vezes partes fantásticas. Mas no cinema é preciso escolher, não dá pra colocar tudo, é preciso adaptar para o tipo de linguagem da sétima arte. É verdade, que quando o filme consegue ser fiel, ao menos à essência do livro, muitas mudanças são perdoáveis e compreensíveis. 
Mas eu não estou aqui pra falar do filme. Estou tentando convencê-los a ler o livro, mesmo que já tenham visto o filme. É isso. Digredi, um pouco. 
Esse livro é genial. Com uma carga emocional MUITO grande, e muito rica. Comovente, de fato. Histórico, nos apresentando dilemas morais e éticos de tirar a respiração. Nos faz ficar apaixonados pelos personagens, torcer por eles a cada página, espreitar na ansiedade como será que tudo vai terminar. E, claro, como não poderia deixar de ser, o elemento do sobrenatural, para nos deixar ainda mais reflexivos sobre as injustiças, sobre os porquês, sobre a lógica - se é que alguma lógica existe - dessa vida estranha que nos leva a fazer coisas mais estranhas ainda, e conviver com elas, até o fim de nossos dias, criando um amargor crescente em nossas bocas e corações. 
Uma circunstância curiosa deste livro, é que ele foi realizado como uma novela, um periódico, que os fãs iam acompanhando a medida que o próprio Stephen King ia escrevendo. Uma experiência, segundo o próprio autor, que deu muito certo, tanto pra ele, como escritor, quanto para o público, que revelou uma aceitação excepcional. 
Então, assim, indico muito este livro.

Pessoal, na medida do possível, vou começar a disponibilizar os e-books que eu tiver, ok? 

Esse e-book eu tenho, mas numa versão em português de Portugal. É tranquilo de ler. Como eu tenho o livro, li um pouco cada versão, mas não me incomodei da mudança. Então fica a critério de vocês.
Outra coisa, vou disponibilizar em PDF, que é um formato mais comum, e indico este site aqui, onde é possível converter os arquivos pdf em epub. 

Nenhum comentário: